LerUERJ - Programa de Leitura do Instituto de
Letras da UERJ
O Programa de Leitura da UERJ desenvolve atividades de divulgação e estímulo à leitura, atuando a partir de referenciais que ampliam ou oferecem uma alternativa àqueles que norteiam as práticas escolares tradicionais. A trajetória do Programa, em quase quinze anos de existência, marcou-se pelo desenvolvimento de diversos projetos baseados na discussão das possibilidades de ampliação dos públicos-leitores e das concepções de leitura.
Durante essa trajetória, mantém-se a perspectiva de que é possível ampliar e tornar mais fecunda a “leitura do mundo”, tal como foi concebida nas propostas pedagógicas de Paulo Freire e nos estudos de Michel Certeau. Nesse sentido, o Programa LerUERJ desenvolve atividades de leitura, em diferentes linguagens, buscando promover a contextualização dos textos em língua escrita, visuais (pintura, cinema, vídeo) ou musicais, em relação à história, à cultura e aos discursos que enformam as práticas cotidianas.
Por outro lado, não se perde de vista de que é preciso dominar um conjunto de técnicas e ter acesso a uma gama de informações, em diferentes campos, para se fazer da leitura um processo dialógico e não apenas disciplinar – ou seja, para que a interpretação represente um processo de análise crítica do texto, relevando o contexto em que se produz e implicando uma tomada de posição do receptor.
Nos últimos cinco anos, adquiriu prestígio no Brasil a promoção do “hábito da leitura” de um modo um tanto acrítico, até mesmo em alguns círculos ligados à promoção de políticas públicas. Uma tomada de posição crítica em relação a esta tendência implica recusar a associação da promoção da leitura a distorções relacionadas ao “merchandising” do livro, da literatura ou dos autores. Refuta-se a validade das propostas, que norteiam alguns projetos já experimentados no Brasil e no exterior, em que se propõe a automatização das chamadas “práticas leitoras” sem dar a devida atenção a medidas que propiciem o desenvolvimento da capacidade crítica e da atitude dialógica. Acreditamos que, deste modo, pode-se chegar apenas a um dirigismo cultural e a uma ampliação do consumo de bens simbólicos como marca de distinção social, conforme se pode deduzir das pesquisas de Pierre Bourdieu.
ATIVIDADES
O Programa LerUERJ atua em três áreas maiores: estímulo à leitura e capacitação para a leitura em diferentes linguagens e códigos culturais.
Na primeira delas, as atividades se pautam pela realização de Círculos de Leitura que procuramos organizar em torno de unidades temáticas ou de campos de conhecimento. Optou-se por essa linha nas atividades realizadas na Universidade Aberta da Terceira Idade (UNATI) e no Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente (NESA), ambos no campus Maracanã da UERJ. Nestas duas instituições (UNATI e NESA) os círculos de leitura são organizados a partir das finalidades dos diferentes projetos e de seu público-alvo específico. Na UNATI, além dos círculos de leitura, realizam-se oficinas de crônicas de rádio, estimulando a produção de textos e leitura de diferentes linguagens.
Uma segunda área que se expandiu
no ano de 2006 e já foi retomada em 2007 baseia-se na utilização dos meios de
comunicação para difusão da literatura. Neste sentido, com a colaboração do
Centro de Tecnologia Educacional firmou-se a realização de um programa na web
rádio da UERJ. O programa é elaborado e levado ao ar através do
trabalho conjunto dos bolsistas de extensão do LerUERJ e dos alunos inscritos em oficina específica
da UNATI. O nome do programa “Nas ondas
do Rio” procura indicar a proposta de tornar a literatura e os problemas
culturais que são o foco principal das emissões um estímulo para a discussão
dos problemas ligados ao espaço urbano e à cidadania. A realização de uma série
de emissões abriu caminho para se pensar conjuntamente com o CTE na realização
de um outro programa na rádio WEB que reunirá o LerUERJ
com estudantes da pós-graduação
Na outra área de atuação do LerUERJ, situam-se atividades relacionadas à formação e
ampliação de um público leitor mais especializado e à difusão da literatura.
Nesse sentido, a aproximação com a pós-graduação de Letras
vêm abrindo novas perspectivas. Os docentes e pesquisadores vinculados à
linha de pesquisa Literatura e Cultura Contemporânea do Mestrado
CÍRCULOS DE LEITURA
No campo da difusão da leitura o
Programa LerUERJ, a organização de um programa
radiofônico de literatura e a retomada dos Círculos de Leitura com a orientação
proposta acima são iniciativas que consolidam a parceria entre o LerUERJ e o
Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado