Programa de Extensão

 

LerUERJ - Programa de Leitura do Instituto de Letras da UERJ

 

 

O Programa de Leitura da UERJ desenvolve atividades de divulgação e estímulo à leitura, atuando a partir de referenciais que ampliam ou oferecem uma alternativa àqueles que norteiam as práticas escolares tradicionais.  A trajetória do Programa, em quase quinze anos de existência, marcou-se pelo desenvolvimento de diversos projetos baseados na discussão das possibilidades de ampliação dos públicos-leitores e das concepções de leitura.

Durante essa trajetória, mantém-se a perspectiva de que é possível ampliar e tornar mais fecunda a “leitura do mundo”, tal como foi concebida nas propostas pedagógicas de  Paulo Freire e nos estudos de Michel Certeau. Nesse sentido, o Programa LerUERJ desenvolve atividades de leitura, em diferentes linguagens, buscando promover a contextualização dos textos em língua escrita, visuais (pintura, cinema, vídeo) ou musicais, em relação à história, à cultura e aos discursos que enformam as práticas cotidianas.

Por outro lado, não se perde de vista de que é preciso dominar um conjunto de técnicas e ter acesso a uma gama de informações, em diferentes campos, para se fazer da leitura um processo dialógico e não apenas disciplinar – ou seja, para que a interpretação represente um processo de análise crítica do texto, relevando o contexto em que se produz e implicando uma tomada de posição do receptor.

Nos últimos cinco anos, adquiriu prestígio no Brasil a promoção do “hábito da leitura” de um modo um tanto acrítico, até mesmo em alguns círculos ligados à promoção de políticas públicas. Uma tomada de posição crítica em relação a esta tendência implica recusar a associação da promoção da leitura a distorções relacionadas ao “merchandising” do livro, da literatura ou dos autores. Refuta-se a validade das propostas, que norteiam alguns projetos já experimentados no Brasil e no exterior, em que se propõe a automatização das chamadas “práticas leitoras” sem dar a devida atenção a medidas que propiciem o desenvolvimento da capacidade crítica e da atitude dialógica.  Acreditamos que, deste modo, pode-se chegar apenas a um dirigismo cultural e a uma ampliação do consumo de bens simbólicos como marca de distinção social, conforme se pode deduzir das pesquisas de Pierre Bourdieu.

 

ATIVIDADES

 

O Programa LerUERJ atua em três áreas maiores: estímulo à leitura e capacitação para a leitura em diferentes linguagens e códigos culturais.

Na primeira delas, as atividades se pautam pela realização de Círculos de Leitura que procuramos organizar em torno de unidades temáticas ou de campos de conhecimento. Optou-se por essa linha nas atividades realizadas na Universidade Aberta da Terceira Idade (UNATI) e no Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente (NESA), ambos no campus Maracanã da UERJ. Nestas duas instituições (UNATI e NESA) os círculos de leitura são organizados a partir das finalidades dos diferentes projetos e de seu público-alvo específico. Na UNATI, além dos círculos de leitura, realizam-se oficinas de crônicas de rádio, estimulando a produção de textos e leitura de diferentes linguagens.

Uma segunda área que se expandiu no ano de 2006 e já foi retomada em 2007 baseia-se na utilização dos meios de comunicação para difusão da literatura. Neste sentido, com a colaboração do Centro de Tecnologia Educacional firmou-se a realização de um programa na web rádio da UERJ. O programa é elaborado e levado ao ar através do trabalho conjunto dos bolsistas de extensão do LerUERJ  e dos alunos inscritos em oficina específica da UNATI.  O nome do programa “Nas ondas do Rio” procura indicar a proposta de tornar a literatura e os problemas culturais que são o foco principal das emissões um estímulo para a discussão dos problemas ligados ao espaço urbano e à cidadania. A realização de uma série de emissões abriu caminho para se pensar conjuntamente com o CTE na realização de um outro programa na rádio WEB que reunirá o LerUERJ com estudantes da pós-graduação em Letras. Neste caso, planeja-se criar um veículo de experimentação sobre as possibilidades de difusão da literatura, com um programa voltado inicialmente para o público universitário. Alguns alunos do Doutorado em Literatura Comparada já se comprometeram a participar da experiência.

Na outra área de atuação do LerUERJ, situam-se atividades relacionadas à formação e ampliação de um público leitor mais especializado e à difusão da literatura. Nesse sentido, a aproximação com a pós-graduação de Letras vêm abrindo novas perspectivas. Os docentes e pesquisadores vinculados à linha de pesquisa Literatura e Cultura Contemporânea do Mestrado em Literatura Brasileira e Literatura Comparada estabeleceram contatos iniciais para dar início a um trabalho conjunto com o Programa de Leitura da UERJ, de documentação e difusão da Literatura Brasileira contemporânea. Será parceiro do LerUERJ o Centro de Pesquisa e Documentação Virgínia Cortes Lacerda, ligado àquela linha de pesquisa, constituindo Projeto de Extensão coordenado pela Profa. Dra. Ana Cláudia Coutinho Viegas. Os Círculos de Leitura promovidos tradicionalmente no Instituto de Letras passarão a funcionar como criadores de documentação sobre a literatura contemporânea, pelo registro em vídeo de debates com escritores e especialistas. Já foram avaliados os recursos que possibilitarão a organização dos documentos sonoros e audiovisuais oriundos desses registros, complementados pelo material de outros suportes que vem sendo organizado no Centro Virgínia Cortes Lacerda. A parceria entre este e o LerUERJ possibilitará fazer mais produtiva a longo prazo a retomada da tradição dos Círculos de Leitura que atraíam um público bastante numeroso ao Instituto de Letras – público constituído de funcionários, docentes e estudantes de diferentes áreas e de visitantes sem vínculo institucional com a Universidade.

 

CÍRCULOS DE LEITURA

 

No campo da difusão da leitura o Programa LerUERJ, a organização de um programa radiofônico de literatura e a retomada dos Círculos de Leitura com a orientação proposta acima são iniciativas que consolidam a parceria entre o LerUERJ e o Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado em Literatura Brasileira e Doutorado em Literatura Comparada da UERJ). Através desta parceria, que já aconteceu na realização de dois programas na TV Universitária, em 2005, os estudantes e professores pesquisadores têm oportunidade de promover debates com escritores e críticos cuja obra é objeto de suas pesquisas e, nos desdobramentos atuais, promoverem a organização de um acervo documental sobre a literatura e a vida cultural brasileira acessível aos estudantes e pesquisadores da pós-graduação.